Como o mês da Criança está se aproximando, estaremos trabalhando com a turma do Pré os Direitos das Crianças. Saiba mais um pouco sobre este projeto....
JUSTIFICATIVA: todos nós brasileiros somos amparados por direitos e deveres, porém para que nosso país venha a ter um futuro brilhante devemos zelar principalmente pelos nossos pequenos cidadãos. lembramos então, que toda criança dee ser protegida contra a discriminação e todas as formas de desprezo e exploração; que os governos devem garantir a prevenção de ofensas às crianças e a provisão de assistência para suas neessidades básicas; que a criança não poderá ser separada de seu ambiente familiar, exceto quando estiver sofrendo maus tratos ou quando a família não zelar pelo seu bem estar;que toda criança tem direito a educação, a saúde; que será protegida contra qualquer trabalho que seja nocivo a sua saúde. Porém, segundo a afirmação da Declaração Universal dos Direitos Humanos..."todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e direitos", agora nos resta como bons cidadãos, apostarmos na adoção de tantas propostas já feitas e acreditarmos em ver no Brasil, a lei sair do papel e chegar à vida de cada um, principalmente na de nossas crianças que são o futuro de nosso país.
OBJETIVOS:
* Integrar a família nas atividades do CMEI.
* Desenvolver na criança, a percepção de si mesmo como cidadão e a capacidade de identificar eventuais violações de seus direitos.
* Estimular a autonomia na realização de tarefas.
RECURSOS UTILIZADOS: livros técnicos e literários,revistas, músicas, ECA, fantoches,cartolinas, tinta guache, papel sulfite, etc.
DURAÇÃO: um mês e meio
AVALIAÇÃO: será realizada no decorrer da realização do projeto através da participação e interesse das crianças.
DESENVOLVIMENTO:
*1ª ETAPA: eleição do mascote da turma.
*2ª ETAPA: leitura do livro Os Direitos das Crianças segundo Ruth Rocha e reprodução das ilustrações das estrofes do livro pelas crianças.
*3ª ETAPA: explorar com as crianças os dez mais importantes princípios dos direitos da criança.
*4ª ETAPA: confecção de cartazes representando os princípios trabalhados.
*5ª ETAPA: representar através de dramatização os princípios trabalhados.
*6ª ETAPA: realizar a apresentação da dramatização dos princípios para a comunidade do CMEI.